fbpx

A minha experiência de Trekking Choquequirao “Gastando Sapatos”.

Este retiro é voltado para pessoas interessadas em viver um processo de limpeza e purificação para aqueles que buscam a paz e o autodomínio e a exploração da consciência. Plantas mestras são usadas em rituais sagrados. Durante o processo terapêutico, usamos conhecimento espiritual e técnicas psíquicas de diferentes culturas. O propósito do ritual é fortalecer a consciência e servir como uma represa ou parede contra os perigos do inconsciente. As pessoas que participam do retiro experimentarão um processo de desintoxicação e limpeza física, psicológica, emocional e espiritual. Os guias de processo usarão técnicas de cura, plantas medicinais e dietas ligadas ao uso medicinal da Ayahuasca e San Pedro. Meu nome é Hermógenes e te apresento a trilha mais espetacular do Peru!

A experiência que marcou a minha vida.

Conheço todas as estradas mais famosas de Cusco, mas nunca fiquei tão impressionado com o fato de Choquequirao ser a única trilha mais bonita e forte da cordilheira Salkantay, sem comparação com nenhuma das famosas estradas que são percorridas por milhares de turistas para chegar lá. Machu Picchu então, eu digo para fazer assim, você não precisa se aclimatar tanto porque está localizado a 3.200msnm, suficiente e bastante com uma boa condição física por causa do calor que é insuportável dentro do canyon

Foi uma das mais longas e belas estradas que percorri no desfiladeiro de Apurimac, embora eu seja peruano de nascença, não tive a oportunidade de deixar minha rotina diária com uma experiência inesquecível conectando os dois maiores parques arqueológicos de Cusco Choquequirao e Machu Picchu.

Conheço todas as estradas mais famosas de Cusco, mas nunca fiquei tão impressionado com o fato de Choquequirao ser a única trilha mais bonita e forte da cordilheira Salkantay, sem comparação com nenhuma das famosas estradas que são percorridas por milhares de turistas para chegar lá. Machu Picchu então, eu digo para fazer assim, você não precisa se aclimatar tanto porque está localizado a 3.200msnm, suficiente e bastante com uma boa condição física por causa do calor que é insuportável dentro do Canyon.

Pelo menos para os cusquenhos que estamos acostumados para o clima gelado, com temperaturas máximas de 18 °, portanto, não é recomendado para crianças menores de 12 anos se sofrerem alergias por picadas de mosquito.
Minha esposa e eu começamos “La Aventura” na cidade de Cusco aproveitando a Semana Santa que os peruanos estão acostumados a comemorar com uma boa refeição.

Em que muitos se preparam para chamar 12 pratos dos apóstolos, o que implica que todas as famílias de Cusco têm o costume preparar comida sem carne ou sangue, costume religioso católico, vários dias de muitos feriados nos deram a oportunidade de fazer este trekking dos Incas. ”

O Primeiro dia da Trilha

À 13h saímos em um ônibus que nos levará para estar por três horas ao Ramal de Cachora, tempo prudente para apreciar algumas aldeias Quechua contemplando a paisagem e assim chegamos ao Ramal Cachora para pegar um ônibus que nos leva até o povoado de Cachora, chegando para o pôr do sol onde tiramos algumas fotos da praça e da Igreja de San Pedro de Cachora.

As quase quatro horas de viagem de ônibus é um pouco desgastante, chegamos cansados então nos hospedaremos em um Hostel com opções de quartos com camas de casal ou individuais (duas por quarto). Descansaremos por esta noite para realizar no dia seguinte realizarmos um percurso com cerca de 22 km. Em Cachora existem várias lojas para comprar alguns produtos que serão úteis para a viagem, especialmente protetor solar, repelente de mosquitos, água e a inevitável lanterna. Assim as mochilas estarão prontas com um peso aproximadamente até 15Kg cada, depois um bom jantar e dormir.

Imagens do Primeiro dia:

O meu 2° dia na Trilha

Finalmente começamos a caminhada ladeira abaixo no setor de Capuliyuc, um lugar maravilhoso para tirar fotos do mais longo e profundo desfiladeiro Apurímac no Peru, na verdade na mesma hora muitas expedições realizam o trekking com muita esperança de chegar a este magnífico parque Inca, com o objetivo de explorar talvez os quatro dias de ida e volta ao parque nacional de Choquequirao, ou fazer os oito dias, enquanto eu e minha esposa havíamos pensado em fazer os oito dias até chegar à primeira maravilha do mundo de Machu Picchu.

Sabíamos que tínhamos que atravessar duas montanhas muito fortes, chamadas de abra de choquequirao, e abra San Miguel. Assim, enquanto descíamos ao canyon, sentíamos o cansaço e o intenso sol radiante que nos obrigava a descansar a cada meia hora e chegávamos à aldeia de Chiquiska, onde moram apenas duas famílias que nos fornece a comida e a água para beber durante o caminho para nosso acampamento.
Às 14 horas chegamos à praia de Rosalinas, uma ponte suspensa que separa as duas cidades Cusco e Apurímac é lá que encontramos a família Cuba a um nível de 1.200 metros sobre o nível do mar (m.s.n.m), de acordo com eles era necessário que fizéssemos uma pausa de pelo menos uma hora para começar a escalar a parte mais difícil de subir num total de 12 km para montanha acima.
Nosso pensamento era chegar a Maranpata, mas dificilmente às 18 horas acabamos chegando à aldeia de Rosaspata, onde passamos a noite com uma vista espetacular do vale de Apurímac.
Tomamos um banho refrescante e sempre acompanhados de uma chicha típica, chamada Cambrai de Caña, começamos a preparar nosso jantar com base em massas e molhos. Sempre com a mentalidade positiva e que nos ajudou muito no aspecto psíquico, a verdade no segundo dia nós não tiramos quase nada de fotos, porque o calor era insuportável e as câmaras estavam cheias de vapor.
Finalmente um bom jantar onde nos reunimos com muitos viajantes e grupos de agências de viagens que acamparam junto a nós, sempre a amizade e companheirismo na viagem nos eleva um pouco de moral superando o cansativo.

O 3° dia em Choquequirao.

Às quatro horas da manhã, nós começamos a estrada sempre para cima, primeiro para encontrar a aldeia de Maranpata que levou quase três horas até encontrarmos um lugar para um bom café da manhã, com um prato típico chamado caldo de galinha. Sabíamos que já estávamos a 3Km de chegar ao Parque Inca de Choquequirao, por isso era justo descansar um pouco e comprarmos algumas garrafas de água, porque basicamente esse lugar é a última parada para comprar algum produto necessário para a viagem.

E assim que nos encontramos com outro grupo de nove pessoas de diferentes cidades do meu país, onde eles também pensaram em seguir o caminho mais longo para Machu Picchu, e realmente para nós foi um dia encorajador. Já não éramos duas pessoas, e sim 11, fizemos esse grupo amigável e fomos a Choquequirao como um grupo para viajar, eles não tinham nenhuma noção sobre esse parque Inca, já que eles chegaram pela primeira vez como nós, então pegamos um mapa que eu tinha, para chegar à seção de chamas, a parte mais interessante do Choquequirao. Diz-se que esta construção foi em honra das chamas, mas alguns historiadores dizem que as lhamas foram sacrificadas neste lugar para oferecer oferendas aos Apus (Montanhas Sagradas) e ao deus Sol Wiracocha. Especialmente para pedir água e muita força. Nós visitamos 60% dos edifícios Inca, que os arqueólogos continuam a explorar para descobrir a cidadela completa no meio das florestas desde a extinção da cultura Quechua dos Incas.
Eu, como peruano, sou o primeiro a sentir a impressionante construção de habitações incas que ainda tem muito a descobrir, é devido à difícil localização geográfica do grande parque arqueológico chamado segundo Machu Picchu. Quase terminando a visita do setor sacerdotal, ficamos maravilhados com um voo impressionante dos condores sobre o parque arqueológico, todas as centenas de pessoas que estavam presentes no local tiraram fotos e fizeram filmagens que foi a melhor cereja da nossa viagem. E todo o grupo de 11 pessoas jantou no acampamento do parque arqueológico de Choquequirao, naquela noite choveu muito, então ficamos um pouco preocupados com o clima nos dias seguintes.

4° dia nos campos de Milho

Este dia por volta das 3h30 da noite todos estavam acordado e preocupados porque quatro pessoas desistiram do grupo e de continuar a viagem, porque estavam exaustos e cansados eles escolheram voltar novamente pelo mesmo caminho de início, e foi assim que começamos o caminho para o abismo, onde o grupo colocou o nome da expedição chamado “Gastando Sapatos”, começamos a escalar a passagem Choquequirao a 3.200 metros acima do nível do mar (m.s.n.m).

Um passo muito bom de muita solidão, escadas estreitas do Inca que mostravam a arquitetura avançada da engenharia incaica. Realmente o cansaço se sentia todos os dias, e assim começamos a abaixar a porta por cerca de duas horas para preparar nosso energizante café da manhã no setor de Pincha Unuyoc, o grupo sempre unido como no dia anterior, mas o mais anéglotico é que todos temos água limitada, mas havia cerca de três horas de descida para encontrar o Rio Blanco, onde poderíamos carregar mais água. Havia muita escassez de água, mas não se sabe o que poderia acontecer na viagem, economizamos mais água e preparamos um pequeno café da manhã na ausência de água, e a coisa mais surpreendente ao iniciar nosso caminho a cerca de 100 metros no meio da floresta encontramos um pequeno parque arqueológico onde no meio dele teve uma queda de água de primavera, um lugar bonito aparentemente templo de água, enquanto nós salvamos a água, essa foi uma experiência inesquecível.
Depois de tirar fotos e tomar banho nas piscinas incas, começamos a atravessar para o Rio Branco um lugar certamente difícil de viver, a temperatura chega aos 40 graus e mordidas irritantes de mosquitos chegamos a um rio branco em 1.100 (m.s.n.m), lá descansamos para começar a subir por cerca de três horas para a aldeia de Maizal, a casa da família Valerio Sacca, a única casa que você pode encontrar água e comida para comer, por isso chegamos muito exaustos neste ponto a 3.900 metros acima do nível do mar (m.s.n.m) e um clima temperado, mas exausto do cansaço.

As aventuras do 5 dia em Choquequirao

Nesse dia saímos um pouco tarde, sabíamos que a estrada era menos difícil, já que é uma área mais alta, entre 4.100 metros acima do nível do mar (m.s.n.m) acima da mina de Victoria, a jornada não é tão fácil quanto pensávamos que era quase três horas de tudo subir escadas Incas de calcário, sem a provisão de água era muito difícil de alcançar o degrau, assim nós levamos em um recipiente algumas gotas de água para superar a magnitude da altura.

Do topo da montanha, você pode ver geleiras de neve, uma vista espetacular de todos os lados da passagem Yanama.
Fazendo a média das 12 horas da tarde começamos a descer a colina até a aldeia de Yanama, com um tempo médio de duas horas, sabíamos que naquele lugar poderíamos ter encontrado uma boa comida porque até agora a estrada para conectar com a cidade de Colpapampa, eu e minha esposa fomos os dois primeiros caminhantes que haviam chegado a Yanama. Foi assim que encontramos a família Sanchez, onde pedimos que preparássemos comida para todo o grupo, que cozinhavam e podiam terminar com a pouca comida que tínhamos.
Naquela hora da tarde nos desceu bem uma cerveja gelada na frente de muitos nevados ao redor, o tempo aparentemente calmo, mas sempre carregado e isso é o problema de planejar a viagem em tempos de chuvas. De qualquer forma feliz porque sabíamos que ainda precisávamos de uma abertura de mais de 4.600 metros a passagem de Totora e Colpapampa.
Nossa intenção era continuar explorando e nós tínhamos planejado ficar em Yanama, de forma que no dia seguinte nós levamos um transporte direto a Colpapampa. No entanto, três pessoas apareceram em uma camioneta 4X4, engenheiros do projeto do teleférico, onde, felizmente, estavam voltando para a cidade de Santa Teresa e se ofereceram para nos levar com eles.
Agradecido nós levamos o transporte para evitar o caminho de Totora, de acordo com os colonos a estrada ficou mais forte assim nós levamos nosso transporte durante aproximadamente três horas aproximadamente 80 km.
Quando chegamos na cidade de Santa Teresa, tivemos um ótimo jantar e pudemos dormir bem naquela noite, com tanta alegria tendo alcançado a estrada mais longa e mais forte de Choquequirao Machu Picchu.

6° dia de muita aventura!

Depois de um saboroso café da manhã começamos a subir o parque Inca de Llaqtapata, é como duas horas de subida, de onde apreciamos a volta de Machu Picchu um lugar incrível com muita flora e fauna, tiramos algumas fotos incríveis da montanha de Huaynapicchu e também do sítio arqueológico que está em processo de restauração, no caminho também tivemos a oportunidade de comprar como uma forma de ajudar os agricultores a cultivar café orgânico, bem como produtos de mel que são alimentos básicos para a saúde.

Quase ao meio dia descemos ao povoado de Aobamba, onde cruzamos uma ponte suspensa que leva ao setor hidrelétrico, onde encontramos milhares de turistas que entraram em Machu Picchu pelos trilhos, porque neste local a rodovia termina. Sai da cidade de Cusco, daqui para Águas Calientes é mais de três horas de caminhada cerca de 10 km, aproveitamos para almoçar nos restaurantes locais onde eles vendem comida local baseada em produtos locais como sopa de banana, e salada de abacate com mandioca empanado.

De Hidroelétrica é muito fácil de andar em uma só via, acompanhado por muitos turistas, você quase não precisa do guia porque os viajantes chegam ou saem de Machu Picchu de uma maneira constante.

Por volta das cinco horas da tarde nós finalmente chegamos a cidade de Águas Calientes onde ficamos em um hotel confortável para descansar e caminhar para Machu Picchu e seus muitos degraus.
À noite fomos às águas termais que estão abertas até às 22 horas, relaxando nos banhos vulcânicos que ajudam a recuperar o desgaste físico dos seis dias de caminhada, acompanhados pela típica bebida peruana chamada pisco sour.
Sentimos por ter deixado os seis amigos que tomaram outro rumo em direção à montanha Salkantay e a Lagoa Humantay, provavelmente uns 80 Km adicionais de trekking, no entanto, um bom jantar aguarda a chegada de todos na cidade de Cusco.

Ultimo dia do trek:

Devido à estação chuvosa de março, é normal que a madrugada gire bastante nuvem sobre Machu Picchu, sabemos que isso não prejudica nada. Decidimos subir de ônibus por 30 minutos, mas se você tiver boa energia, subir não é tanto tempo, apenas dois quilômetros de escadas Inca. Antes de entrar em Machu Picchu, é aconselhável deixar as mochilas no depósito que o ministério do governo tem para poder andar sem muito peso, já que também não é permitido andar com mochilas em Machu Picchu, apenas com uma garrafa de água, e isso é importante porque alguns guias se esquecem de recomendar.

Para visitar Machu Picchu, é realmente necessário o acompanhamento de um guia profissional, porque a história gira em torno de pesquisas científicas, então tivemos que levar um guia para nos acompanhar em Machu Picchu por quase duas horas, visitando os lugares mais importantes, de lá nós estávamos sozinhos seguimos caminhando e tirando fotos das praças e templos.
Às 10h aproximadamente entramos na famosa montanha chamada Waynapicchu, que já havíamos reservado nossos ingressos com oito meses de antecedência para o segundo horário, as primeiras horas da estação chuvosa não são recomendadas porque Huaynapicchu é coberta por nuvens, então no segundo horário foi realmente de céu azul e limpo.
Esse dia foi inesquecível para nós, embora nossas pernas estivessem muito cansadas, mas a emoção que nós sentimos ao estar no topo de Huaynapicchu não tinha comparação com qualquer outra coisa. Quase ao meio dia descemos novamente para a cidade de Águas Calientes, de onde recorremos o trem de volta para a cidade de Ollantaytambo e de lá um ônibus para Cusco. Esse retorno nos levou quase cinco horas, mas chegamos muito revigorados com a promessa cumprida.

A informação que você encontrou aqui te ajudou?

Ajude-nos com a sua qualificação.