5 Dias Qeros Paucartambo Trek 2018

Tour-Qeros-Paucartambo

Quero, Q’ero ou Q’iru (quechua do Sul: dente de madeira) é uma comunidade quechua na província de Paucartambo, no departamento de Cusco, no Peru. A nação Q’ero é uma das antigas povoações do Imperio Tawantisuyo Inca, que vivem na região do Antisuyo. Seus descendentes estão nas proximidades do Monte Ausangate na rota conhecida como a Interoceânica Sul. A vila principal situa-se na província de Quispicanchi Marcapata.
Em 21 de novembro de 2007, a cultura do povo de Q’ero foi declarada patrimônio cultural da nação peruana. Esta declaração afirma que a comunidade de Q’ero manteve sua identidade ao longo do tempo, enriquecendo o patrimônio cultural do Peru. É um lugar cheio de cultura, paisagens e misticismo para quem quer encher o seu espírito com esta energia.

Día 1: Cusco – Kallacancha

O embarque será pela manhã na Plaza de Armas em Cusco, onde seguiremos em Transporte privativo para a província de Paucartambo. No caminho, faremos uma parada para a apreciar as Chullpas Ninamarca para então, continuarmos em direção a cidade de Paucartambo, onde deveremos chegar por volta das 12:00 horas, para um almoço e também, onde você poderá fazeruma visita na província. Depois do almoço vai continuar a viagem para Kallakancha cerca de 2 horas. Ao chegar na vila, nosso acampamento será preparado a 3600 metros acima do nível do mar e também, faremos nosso jantar.

Día 2: Kallacancha – Juhua Juhua

De manhã, tomaremos nosso café no acampamento, em seguida, faremos uma caminhada de 8 horas para a aldeia de Chuwa Chuwa (4000 metros acima do nível do mar). Durante a caminhada atravessaremos duas etapas: a de Apu Huamancaca e o aberto Pampakasa para em seguida, descer em direção a Chuwa Chuwa. O almoço será servido durante uma pequena pausa na viagem. Chegaremos no final da tarde na cidade de Chuwa Chuwa, onde veremos as casas de pedra com telhados de palha onde os moradores mostram aos turistas seu modo de vida. Lá é onde faremos nosso acampamento e jantar.

Día 3: Juhua Juhua – Qero Hatun

De manhã tomaremos café e continuaremos com a caminhada em direção a aldeia de Hatun Q´ero. Durante a caminhada perceberemos a mudança existente no piso ecológico sunita para o piso ecológico quíchua e também, veremos incontáveis cachoeiras e pastagens de vegetação e de florestas. O passeio durará aproximadamente 5 horas. O almoço será servido durante uma pequena pausa na viagem. Chegaremos à aldeia de Hatun Qero por volta das 14:30 e teremos uma reunião com as autoridades da nação Q´ero e convivência com as pessoas e crianças. Jantaremos e logo após, participaremos de uma cerimônia de pagamento a mãe terra ou chamada também de “a mama pacha” entre a população local. Pernoitaremos em acampamento.

Día 4: Hatun Qero – Tandana

Depois do café, começará o trekking para a aldeia de Tandana, lá conheceremos as mulheres famosas por fazerem seus têxteis, tais como obras de envoltórios, llikllas e chuspas. O almoço será com uma família local. Depois, continuaremos a caminhada para um lugar mágico, para o “qeros” que é conhecido como Apacheta e de onde você pode ver o voo do grande Condor. Jantar e acampamento

Día 5: Tandana – Kallacancha – Cusco

Neste dia, retornaremos ao pé de Kallacancha e seguiremos outra rota, em seguida, continuaremos em direcção a Cusco. Almoço durante o projeto. Transporte privado para Cusco.
  • Ida e volta transporte turístico.
  • Equipamentos de Camping: barracas, balão e se desejar podemos dormir na casa deles
  • Alimentação completa para 5 dias.
  • Serviços de guia profissional, assistente, Cozinheiro.
  • Tropeiro, HP.
  • Kit de primeiros socorros, balão de oxigênio.
  • Barraca, sala de jantar, cozinha.